Skip links

Equipes Ágeis: por onde começar?

Equipes ágeis dão resultados extraordinários para empresas que realmente entendem que pessoas estão no centro do resultado do negócio

“First who, then what” (“primeiro quem, depois o quê”, em tradução literal). Essa frase está na obra Empresas feitas para vencer do pesquisador americano Jim Collins. Dentro do conceito da agilidade, ela faz todo sentido. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A construção de times ágeis parte do 1º Valor e do 4º princípio do Manifesto Ágil: Indivíduos e a interação entre eles, mais que processos e ferramentas e a União, A participação de todos os envolvidos no projeto e desenvolvimento do produto ou serviço é fundamental. 

Construir um time Ágil requer muito mais do que definir as funções da equipe e recrutar a galera para preenchê-las. Ao contrário, as equipes ágeis precisam ser desenvolvidas com um foco claro na conclusão bem-sucedida do projeto, não apenas na preparação para iniciá-lo. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A complementaridade é fator decisivo para estabelecer um time de alta performance. O primeiro passo para identificar quem fará parte da equipe é ter clareza que para fazer parte do time o Mindset tem que ser de crescimento. Em um time ágil não tem espaço para quem não consegue ter abertura ao novo e não quer as convicções em prol da curiosidade são fatores fundamentais para o sucesso do time.

Os métodos tradicionais de formação de equipes tendem a valorizar o conhecimento técnico, ao mesmo tempo que subestimam os pontos fortes do comportamento, necessários para o sucesso. Experiência relevante e conhecimento técnico certamente devem entrar na mistura, mas igualdade de condições deve ser dada à confiabilidade, flexibilidade, vontade de colaborar e criatividade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Essas características equilibram e aprimoram os pontos fortes estritamente baseados no conhecimento, criando uma equipe ágil mais completa e preparada para realizar grandes feitos. Por exemplo, colocar membros da equipe com grande conhecimento técnico com outros focados na solução criativa de problemas aprimora o trabalho de todos no mundo ágil.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma empresa que adota metodologias ágeis também deve ajustar seus sistemas de recompensa e reconhecimento para suportar a nova dinâmica de equipe. Uma cultura de apoio e atendimento às necessidades do time estimula e engaja na obtenção de resultados extraordinários. Para garantir o alto desempenho da equipe , cada membro da equipe deve se sentir motivado e confiante em seus integrantes e nas metas para alcançá-los. As atividades de construção de equipes ajudam os funcionários a sentir um propósito compartilhado que os inspira a realizar a tarefa em mãos e fazê-la perfeitamente.

Quais são as principais funções em uma equipe ágil e como elas funcionam?

Um destaque das equipes ágeis é sua auto-organização, o que implica que as tarefas e o gerenciamento da equipe sejam gerenciados coletivamente entre as diferentes funções da equipe para eliminar gargalos burocráticos entre as cadeias de liderança. As principais funções em uma equipe ágil são:

 

Product Owner funciona essencialmente como representante das partes interessadas e dos clientes finais do projeto. O product owner espelha as preocupações dos usuários finais e direciona a equipe para desenvolvê-los como recursos do produto.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O dono do produto:

  • Coleta sugestões de usuários, solicitações de recursos, ideias e dicas.
  • Transforma histórias de usuários / solicitações de recursos em alvos para a equipe ágil,
  • Gerencia e prioriza o backlog do produto e
  • Serve como um canal entre a equipe e os usuários finais.

líder da equipe é responsável por supervisionar diretamente a equipe para garantir que suas metas priorizadas pelo proprietário do produto sejam executadas dentro do prazo e do cronograma.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O líder da equipe:

  • Divide alvos em tarefas gerenciáveis,
  • Identifica obstáculos preventivamente e os remove de antemão,
  • Distribui tarefas aos membros da equipe e acompanha seu progresso e
  • Identifica oportunidades de melhoria no processo de entrega do projeto.
 

Os membros da equipe são as partes móveis da equipe ágil que realmente realizam as metas criadas pelo proprietário do produto e divididas em tarefas pelo líder da equipe. Os membros da equipe fazem o trabalho e indicam onde o processo de entrega do projeto pode ser melhorado para aumentar a eficiência de tempo e recursos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Membros do time:

  • Colaboram como uma equipe,
  • Identificam os obstáculos para os líderes da equipe abordarem e,
  • Fornecem feedback sobre todo o processo de entrega do projeto.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Stakeholder é um usuário direto ou indireto cuja opinião reflete a aparência do produto. De certa forma, toda a equipe tem como objetivo atender às necessidades dos stakeholders que fazem uso do produto. As partes interessadas do projeto também incluem outro pessoal relevante ou equipe de outras equipes, cuja contribuição contribui para a solução final de que o usuário final precisa.

Características principais de uma equipe ágil de sucesso

Para que uma equipe funcione com sucesso como ágil, existem cinco valores scrum que devem ser adotados por todos os membros da equipe. Eles incluem:

1. Compromisso

O compromisso exige que os membros de uma equipe ágil forneçam as informações necessárias para realizar o trabalho. Quer se trate de pesquisa, contribuição técnica ou algum trabalho físico, o compromisso exige que, enquanto estiver dentro de sua capacidade, os membros da equipe devem fazer o que for necessário para realizar o trabalho.

2. Coragem

Coragem em uma equipe ágil significa que os membros da equipe devem ser abertos o suficiente para expressar suas preocupações sobre sua capacidade e quanto tempo o trabalho pode levar para ser entregue.

3. Abertura

A abertura exige que todos façam o possível para disponibilizar qualquer informação relevante a que tenham acesso outros membros da equipe com o mínimo de atrito. A abertura funciona melhor em uma atmosfera onde os membros da equipe sabem que estão livres para falar o que pensam e oferecer feedback, e que suas opiniões ou sugestões serão consideradas.

4. Foco

O foco implica que seus objetivos devem ser mantidos à frente e no centro até que sejam alcançados

5. Respeito

O respeito estabelece a base para a agilidade, já que as pessoas só podem fazer seu melhor trabalho entre e com aqueles que valorizam.

Como formar uma equipe ágil eficaz?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

As equipes ágeis passam por um processo de moldagem que pega um grupo de especialistas individuais e os transforma em uma unidade auto-organizada que se vê e funciona como uma só. O processo envolvido na construção de uma equipe ágil pode ser melhor demonstrado com os estágios de desenvolvimento de grupo pelo modelo de cinco fases criado pelo psicólogo educacional americano Bruce Tuckman nos anos de 1970: https://lotusinteligencia.com.br/2021/02/24/modelo-de-desenvolvimento-de-equipes-de-bruce-tuckman/

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

Formação: Este é o estágio em que os especialistas individuais são apresentados uns aos outros e recebem as bases, as regras e a agenda para a equipe ágil. Os membros da equipe se conhecem uns aos outros e também porque estão sendo colocados juntos, o objetivo / alvo.

Confrontação: Nesse ponto, as diferenças podem começar a aparecer à medida que os membros da equipe começam a expressar suas opiniões com as quais os outros membros podem não concordar. O atrito surge, com os membros da equipe não se sentindo totalmente confortáveis obedecendo às instruções do líder da equipe e do proprietário do produto. Este é o estágio em que os membros podem ir em frente e resolver quaisquer diferenças individuais que possam impedir a integração total na formação de uma unidade coesa.

Normatização: O estágio de normatização é o ponto em que os membros da equipe começam a colaborar com mais facilidade, pois agora percebem que é fácil realizar seu trabalho se eles se entenderem.

Atuação: Com a coesão e a empatia que a equipe construiu, ela efetivamente passa a funcionar como uma única unidade, assumindo tarefas e cumprindo metas.

Dissolução: Após um período de tempo fixo, a equipe faz uma retrospectiva de seu desempenho, observa o que funcionou, o que não funcionou e as áreas que precisam ser melhoradas. Nesse estágio, os membros da equipe são reconhecidos pelas funções que desempenharam e podem ser atribuídos a outras funções dentro da equipe no futuro.

Importante lembrar que o modelo de Tuckman desconsidera questões do contexto organizacional. Assim, dependendo de como a empresa trata a aprendizagem e mudança, pode ser que a formação dos times não passe por todas as etapas do diagrama.

As equipes ágeis podem ser escaladas (é essa palavra mesmo?) para qualquer organização, independentemente de seu tamanho.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Embora inicialmente as equipes ágeis possam exigir uma construção do zero, uma vez que são colocadas em movimento, elas começam a funcionar como unidades auto-organizadas que podem trabalhar de forma independente. Isso se traduz em entrega de projeto mais rápida, uso de recursos mais eficiente e clareza em toda a organização que torna mais fácil ver onde você está, o que está funcionando e o que pode ser ajustado para fazer mais.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação